Awesome Image
Em que consiste

Retrofit de Máquinas e Equipamentos

À medida que as tecnologias avançam e as máquinas envelhecem, os proprietários de máquinas deparam-se constantemente com a pergunta:

Devo comprar uma nova máquina ou reconstruir a existente?

Todos os industriais esforçam-se por maximizar o valor do seu parque de máquinas, o que pode ser um desafio, pois elas são projetadas para uma longa vida útil, em alguns casos até 30 anos, mas as tecnologias de fabricação podem mudar significativamente em apenas alguns anos! Para se obter um Return on investment (ROI) máximo, deve ser seriamente equacionado a solução de reconstrução ou modernização da máquina existente comparativamente com a aquisição de uma nova máquina.

Retrofits de máquinas são uma oportunidade para uma actualização das máquinas para melhorar o seu desempenho, adicionar aplicações e aumentar a segurança – tudo sem ter que se adquirir um novo equipamento. Um retrofit normalmente significa que novas tecnologias ou recursos são adicionados à máquina.

Beneficios do Retrofit de máquinas e equipamentos

Há muitos benefícios no retrofit de equipamentos existentes. Primeiro, o custo é substancialmente menor do que o custo de uma nova máquina industrial. Por exemplo, o retrofit utiliza as peças originais em funcionamento e restaura apenas o que é necessário – sem desperdiçar dinheiro em peças duplicadas! Em segundo lugar, quaisquer problemas operacionais ou problemas são resolvidos com uma reconstrução e a máquina continuará a ter um longo ciclo de vida. Além disso, o ROI será maximizado, pois a questão da depreciação de um novo ativo é evitada.

  • Resolução de problemas

    Em segundo lugar, quaisquer problemas operacionais ou problemas são resolvidos com uma reconstrução e a máquina continuará a ter um longo ciclo de vida. Além disso, o ROI será maximizado, pois a questão da depreciação de um novo ativo é evitada.

Retrofits para a Indústria 4.0

Um dos desafios das máquinas atualmente é a conectividade e a capacidade limitada de adquirir e analisar dados em tempo real. Assim, ao atualizar os equipamentos mais antigos, industriais devem equacionar como podem preparar os equipamentos para a fabricação digital – geralmente chamada de Indústria 4.0 e Internet das Coisas Industrial (IIoT).

A digitalização da produção já está a acontecer, a aquisição de dados e a tomada de decisões em todos os níveis de fabricação – resultando num melhor monitoramento do chão de fábrica, manutenção preditiva e controlo remoto. É fundamental que as máquinas sejam compatíveis com as mais recentes tecnologias da Indústria 4.0 para que toda a linha de produção se integre e opere sem problemas. Os retrofits de máquinas geralmente são uma solução econômica para atualizar máquinas antiquadas.

Neste contexto a R2G fornece soluções chave na mão em retrofit de máquinas e equipamentos, incluídas adaptações de máquinas e inspeções de acordo com o DL 50/2005.